SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO, CIDADE INCLUSIVA – Projeto de Lei garante direito às pessoas diagnosticadas com autismo no município. – Portal da Transparência – Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão

SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO – CIDADE INCLUSIVA

Nesta quinta-feira, 11/11, a Prefeita de Santa Quitéria do Maranhão, Sâmia Moreira apresentou, na Câmara Municipal, proposta de Lei, artigo 68, II, Lei orgânica do município para aprovação da Lei que garante os direitos das pessoas diagnosticadas com autismo.
A Lei Davy Lucas consiste em beneficiar pessoas diagnosticadas com AUTISMO, no nosso município. A referida lei já é uma realidade em São Bernardo Maranhão e está em análise por autoridades de outras cidades do Baixo Paranaíba. Em Santa Quitéria do Maranhão, os vereadores foram unânimes, votaram a favor da aprovação da nova Lei municipal que entrará em vigor na data de sua publicação.
A Lei Davy Lucas é fruto da luta dos seus pais, Dedivaldo Costa Pereira e Francisca das Chagas Sousa Pimentel, dedicados à causa desde de 2018. Eles vêm lutando para que seu filho, Davy Lucas, diagnóstico com autismo, pudesse ter oportunidade de viver uma vida como os autistas têm direito de viver: com atendimento médico, garantia de acesso à educação e inclusão social.
Hoje, aos sete anos, Davy é prova de que o cuidado e a garantia de direitos às pessoas com autismo, mudam a realidade como elas são tratadas pela sociedade. Para os pais de Davy, maiores ativistas do autismo no baixo Parnaíba, essa é uma das maiores conquistas de uma luta incansável. E que eles não têm palavras para agradecer à Prefeita de Santa Quitéria do Maranhão e a todos os vereadores do município por abraçarem a causa. “Isso mostra o avanço de uma cidade que se mostra inclusiva. Cuidar do ser humano é dever de todo gestor. A lei Davy Lucas, em Santa Quitéria, beneficiará dezenas de famílias que já têm diagnóstico de autismo e, em alguns pais, não sabem como lidar com a situação. Outros nem têm diagnóstico. Por tudo isso, nossa luta continuará. Temos um grupo de whatsapp que mantém ligação com dezenas de pais com filhos autistas. Assim, formaremos uma corrente em prol da causa”, concluíram os pais de Davy. Santa Quitéria rumo ao desenvolvimento, com trabalho e compromisso!